top of page

I saw the Reference : Músicas com referências de Arte e Cinema

Alguma vez você já se deparou com alguma música e notou certas referências?

Ou muitas vezes assistiu o clipe ou leu a letra e nem percebeu que o clipe era baseado em algo por baixo dos panos?

A série "I saw the reference" (Eu vi a referência) aborda músicas com referências em diversos assuntos e temas, e o The Roswell Sound está disposto à explicá-los.

E pra estrear a série, o site traz pra vocês clipes com referências na História da Arte e no Cinema. Confira abaixo a lista e surpreenda-se:

"The Kill" - 30 Seconds to Mars

Não é difícil perceber todas as referências que o 30 Seconds to Mars faz ao filme O Iluminado em “The Kill”.

O vocalista Jared Leto – que também é ator vencedor do Oscar – é quem dirigiu o clipe, e homenageou o famoso filme de Stanley Kubrick, desde a escolha dos elementos do vídeo aos seus planos e cortes.

Temos um hotel assombrado com doppelgängers, um misterioso quarto “proibido”, Jared usando uma máquina de escrever (“all work and no play makes Jack a dull boy” foi substituído por “this is who I really am”, que se relaciona ao tema da canção) e outro membro da banda andando pelos corredores em um skate (no filme, o garotinho Danny usava uma motoca, lembra?). É legal ver como cada artista reinterpreta, à sua maneira, a obra referenciada, e o Jared Leto não deixou escapar isso, é claro!

"Otherside" - Red Hot Chilli Peppers

O álbum Californication de RHCP é de se impressionar! E não seria diferente com a música Otherside.

O clipe traz influências do Expressionismo Alemão, Surrealismo, Cubismo e faz referência direta a artistas como Escher e Man Ray. Além de uma música incrível, essa é daquelas que fica na cabeça!

"Take me Out" - Franz Ferdinand

Quem curte o som do Franz Ferdinand sabe que a banda escocesa tem altas influências. Mas a relação deles com a arte, o cinema e a literatura vai muito além. Nem sempre descaradas, a estética das capas dos singles e álbuns, dos clipes e mesmo as passagens de algumas letras da banda trazem uma porção de referências às vanguardas artísticas do passado.

A banda é fortemente influenciada pela Vanguarda Russa e, neste clipe, podemos ver colagens semelhantes aos cartazes de propaganda russos e ao Dadaísmo.

"Can't Stop" - Red Hot Chilli Peppers

Essa banda não cansa de fazer clipes incríveis e com forte pegada artística, desta vez, a homenagem é ao artista conceitual austríaco Erwin Wurm, baseada na série One Minute Sculptures. O vídeo foi filmado em um armazém abandonado, na Califórnia, ao longo de três dias.

"Tonigh, Tonight" - The Smashing Pumpkins

Não dá pra falar em clipes inspirados no cinema sem citar Tonight, Tonight, uma das homenagens mais lindas a Georges Méliès. A banda usou o filme Viagem à Lua como inspiração, uma das obras cinematográficas mais importantes da história.

"Bedtime Story" - Madonna

A rainha do pop sempre inovou em seus clipes e influenciou toda uma geração de cantoras, abordando temas à frente do seu tempo. Bedtime Story (canção escrita por Björk) chegou a ser exibido em galerias de arte contemporânea e traz referência à várias artistas surrealistas.

"Rap God" - Eminem

Quando o Eminem lançou “Rap God” em 2013, os críticos musicais o elogiaram pelo seu talento para fazer rap (em um dos versos, o artista alcança a surpreendente marca de 97 palavras em 15 segundos!).

Mas os fãs mais nerds também captaram as insinuações geeks no clipe: além de em boa parte do vídeo o rapper ficar sentado em uma cadeira com cabos plugados à cabeça no maior estilo Matrix, ele também atravessa portais como no game Portal, aparece com o rosto semelhante ao Pinhead de Hellraiser, fala de The Walking Dead e enquanto em uma das televisões passa o clássico arcade game Pong, outra mostra o Super Mario Bros.

Para alguém que consegue falar uma média de 6,5 palavras por segundo, não fica difícil colocar tanta coisa diferente em um mesmo vídeo, não é?

"Dom Quixote" - Engenheiros do Hawaii

Migrando um pouco pro cenário nacional, chegamos em Engenheiros do Hawaii, com o clássico Dom Quixote.

A canção faz uma clara alusão ao texto original do espanhol Miguel de Cervantes. O Quixote de Cervantes é uma das personagens mais conhecidas da literatura universal, o qual foi criado num tempo em que alguns homens viviam como cavaleiros medievais. Dom Quixote era um homem que ansiava ser um cavaleiro em luta por seus ideais. Essa questão da luta por ideais, presente na obra literária, fica clara na letra de Humberto Gessinger, líder eletrista da banda Engenheiros do Hawaí, de modo adaptado ao período de lançamento da música, evidentemente.

É claro que existem muitas e muitas músicas com referências, sejam elas nacionais ou internacionais, e o The Roswell Sound irá abordar em diversos temas com a série "I saw the reference"

Lembrou de algum som que se encaixaria nessa lista? Ou tem alguma ideia em mente pro próximo tema da série?

Mande-nos sugestões no E-mail: theroswellsound@gmail.com ou entre e em contato pelo Facebook https://www.facebook.com/theroswellsound


DESTAQUES
úLTIMAS NOTÍCIAS
bottom of page